“É livre a manifestação do pensamento e da expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sendo vedado o anonimato. (CF 88).”

22 de jan de 2013

As piscinas do Programa Minha Casa Minha Vida e o SUS

Como os postos de saúde e os hospitais que realizam consultas e exames pelo SUS darão conta do atendimento aos pacientes que certamente surgirão do uso dessas piscinas que hoje estão sendo colocadas nos condomínios dos conjuntos habitacionais destinados à população de baixa renda?
O tamanho da piscina  seria indicado,  apenas, para o uso de uma família. Mas nesses conjuntos habitacionais  residirão cerca de trezentas, em apartamentos de dois quartos( área privativa de 36m2)  supondo-se que, certamente, a piscina deve ter sido projetada para atender a um mínimo de 600 pessoas.



Uma piscina (do latim piscina, derivado de piscis "peixe") é um tanque de água próprio para natação, mergulhos, saltos ornamentais e outras práticas desportivas, como polo aquático e hidroginástica, ou simplesmente para recreação. Geralmente é equipada com uma estação de tratamento de água própria para piscinas.

Doenças

Existem diversos problemas de saúde associados ao uso de piscinas, que aparecem quando o tratamento da água não é feito de maneira adequada, os mais comuns são: pé de atleta, dermatites, micoses, conjuntivites, hepatite e inflamações nos ouvidosnariz e olhos. Historicamente, as piscinas e banhos públicos foram grandes responsáveis pela contaminação de grande parte da população das grandes cidades da Roma Antiga com altos níveis de chumbo, proveniente da encanação dessa época. De acordo com a teoria de que o envenenamento por chumbo esteve intimamente ligado com a queda do império romano, as piscinas seriam uma das principais causas desse evento, contribuindo importantemente para que a população em geral se contaminasse com o metal pesado.
Parâmetros de controle da água
Alcalinidade: a alcalinidade ideal é de 80 a 120 mg de CaCO3 por litro. Se for maior que 150 mg causa incrustações.
pH: o pH ideal deve estar entre 7,2 e 7,6. Se for menor que 7,2, é irritante aos olhos e à pele, ocorre uma demanda maior de cloro e favorece a corrosão. Se for maior que 7,6, confere uma maior turbidez a água e também aumenta o consumo de cloro.
Turbidez: é causada pela ausência ou uso ineficaz do filtro (recomenda-se que filtre a piscina o tempo indicado pelo fabricante do filtro, mas em geral filtra-se de 4 a 6 horas por dia), por um pH fora da faixa ideal, ou pelo uso errôneo de produtos químicos.
Temperatura: é indicada a temperatura de 24°C para adultos e 26°C para crianças de até 5 anos. Acima de 29°C causa desconforto e favorece o crescimento microbiano.
Controle bacteriológico: contagem geral de bactérias e de coliformes.
Fonte: Wikipedia.
Fotos da web
***
Os gastos com a manutenção das piscinas poderiam ser usados  em um projeto como o sugerido abaixo:
Divulgue essa ideia.
_________


Faça uma visita comercial  AQUI, no Facebook!
E clique no link:   PontoFrio.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Você poderá deixar aqui sua opinião. Após moderação, será publicada.

Contador de caracteres