“É livre a manifestação do pensamento e da expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sendo vedado o anonimato. (CF 88).”

24 de set. de 2010

Brazilians: Our corrupt politicians are doing a great job!


O título acima é da matéria postada “By Joshua Keating   Wednesday, September 22, 2010 - 11:40 AM” em: http://blog.foreignpolicy.com/posts/2010/09/22/brazilians_our_corrupt_politicians_are_doing_a_great_job

Um título que me fez pensar pois a matéria que segue, no meu entendimento, não condiz com esse título.  Logo abaixo do título o autor coloca uma foto de Lula em campanha com Dilma.
Eis a matéria:
According to a new poll by the Pew Global Attitudes Project, 79 percent of Brazilians think that political corruption is a "major problem" in their country. On the other hand, all that corruption doesn't seem to be keeping leaders from delivering the goods. 75 percent approve of the current government more generally and 76 percent say it's doing a good job handling the economy.
Overall, there's a lot of encouraging news in the poll. 87 percent of Brazilians support increased trade and 85 percent see climate change as a major problem. President Luiz Inacio Lula da Silva will leave office this year with an impressive 80 percent approval rating. (It seems possible that Lula has cultivated a kind of "good czar" image where citizens see him as untouched by the corruption of more local officials.)
Encouragingly for presidential frontrunner Dilma Roussef, 70 percent say electing a woman would be a good thing. Encouragingly for Washington, 62 percent of Brazilians have a favorable view of the United States, only 13 percent have a favorable view of Hugo Chavez, and -- despite Lula's controversial outreach to Tehran -- 65 percent would be willing to consider tougher sanctions on Iran.
Overall, despite persistent concerns over crime and corruption, Brazilians seem remarkably upbeat. The citizens of "the country of the future that always will be" seem to finally be living in the present. (MAURICIO LIMA/AFP/Getty Images)
Tradução on line do inglês para português
Brasileiros: nossos políticos corruptos estão fazendo um ótimo trabalho!
De acordo com uma nova pesquisa da Pew Global Attitudes Project, 79 por cento dos brasileiros pensam que a corrupção política é um "problema grave" no seu país. Por outro lado, todos os que a corrupção não parece ser manter os líderes de entrega das mercadorias. 75 por cento aprovam o atual governo em geral e 76 por cento dizem que está fazendo um bom trabalho, manipulação da economia.
Globalmente, há um monte de notícias encorajadoras na enquete. 87 por cento dos brasileiros apóiam o aumento do comércio e 85 por cento vêem as alterações climáticas como um problema grave. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai deixar o cargo este ano, com um impressionante índice de aprovação de 80 por cento. (É possível que Lula tenha cultivado uma espécie de "czar boa"  imagem que os cidadãos vêem como intocado pela corrupção dos funcionários mais local).
Encorajador para frontrunner presidencial Dilma Roussef, 70 por cento dizem que a eleição de uma mulher seria uma coisa boa. Encorajador para Washington, 62 por cento dos brasileiros têm uma visão favorável dos Estados Unidos, apenas 13 por cento têm uma visão favorável de Hugo Chavez, e - apesar de alcance polêmico de Lula a Teerã - 65 por cento estariam dispostos a considerar sanções mais duras contra o Irã.
No geral, apesar das preocupações persistentes sobre a criminalidade e a corrupção, os brasileiros parecem muito otimistas. Os cidadãos do "país do futuro”  finalmente parece  estarem vivendo no presente. (MAURICIO LIMA / AFP / Getty Images)
---------------------
Will we See Progress Despite Corruption?
I suppose we can be quite accustomed to seeing corruption in South American republics, but is it possible that it's not significantly halting economic growth? I read that the Brazilian Government recently initiated a program for iPhone application development in their Government departments to make the bureaucracy more modern. Perhaps we should be more considered of their actions than their methods.
Tradução on line do inglês para português
Será que vamos ver o progresso apesar da corrupção?
Acho que podemos ser bastante acostumados a ver a corrupção nas repúblicas sul-americanas, mas é possível que ela não seja significativa para travar o crescimento econômico? Eu li que o governo brasileiro recentemente iniciou um programa para desenvolvimento de aplicativos iPhone em seus departamentos de governo para tornar a burocracia mais moderno. Talvez devamos ser mais considerada de suas ações do que os seus métodos.
Ouvir
Ler foneticamente

Meu comentário:
Não entendo inglês, por isso solicito que, se alguém estiver disposto, pode fazer a tradução correta e colocar nos “comentários” do Blog.
Mas vamos ao ponto do meu entendimento:
Na época da ditatura eu editava uma Página Sindical, no Jornal do Comércio, onde trabalhava. Fiz muitas entrevistas com Olívio Dutra, então Presidente do Sindicato dos Bancários ( por isso já votei em Olívio Dutra e Tarso Genro). 
Jamais tive problema com a  censura. Acredito que se pode dizer verdades de forma a não ofender, macular ou ir contra os princípios éticos e morais.
Na postagem acima, o título me chamou a atenção e  li a matéria, onde analisei algumas frases.
  1. 79 por cento dos brasileiros pensam que a corrupção política é um "problema grave" no seu país.
  2. 75 por cento aprovam o atual governo em geral e 76 por cento dizem que está fazendo um bom trabalho, manipulação da economia.
  3. Lula da Silva vai deixar o cargo este ano, com um impressionante índice de aprovação de 80 por cento
  4. (É possível que Lula tenha se tornado uma espécie de "czar”*  imagem que os cidadãos vêem como intocado pela corrupção dos funcionários mais local).
  5. 70 por cento diz que a eleição de uma mulher seria uma coisa boa.
  6. Encorajador para Washington, 62 por cento dos brasileiros têm uma visão favorável dos Estados Unidos,
  7. apenas 13 por cento têm uma visão favorável de Hugo Chavez
  8. Será que vamos ver o progresso apesar da corrupção?
  9. Acho que podemos ser bastante acostumados a ver a corrupção nas repúblicas sul-americanas, mas é possível que ela não seja significativa para travar o crescimento económico? Eu li que o governo brasileiro recentemente iniciou um programa para desenvolvimento de aplicativos iPhone em seus departamentos de governo para tornar a burocracia mais moderno.
* termo "tsar" ou "czar", tal como o alemão kaiser, tem a sua origem no nome de Júlio César (em latim Iulius Caesar).
Segundo o dicionário da língua portuguesa de Antônio Houaiss, a forma preferencial é "tsar", embora seja comum encontrar as grafias "czar" ou "tzar". No Brasil ambos os termos são aceitos; em Portugal "czar" é a palavra correntemente utilizada (algumas publicações, porém, utilizam "tsar", como o livro História da Europa da Editorial Estampa). http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsar
Dicionário Aurélio – Século XXI: Título que se dava ao imperador na Rússia, e aos antigos soberanos sérvios e búlgaros.
Minha conclusão:
Apenas 21 por cento dos brasileiros não vê gravidade na corrupção, ou “não sabe, não viu”.  Entretanto, apesar de a maioria apontar a corrupção como algo grave, os escândalos no governo do presidente Lula não foram suficientes para tirar-lhe a popularidade; nem mesmo a visão desfavorável dos 87 por cento dos brasileiros em relação a Hugo Chávez, amigo de Lula, foi capaz de abalar a confiança da população em  Lula, seu “czar”; mesmo com a corrupção. O titulo bem define: Brasileiros: nossos políticos corruptos estão  fazendo um ótimo trabalho!
Eu pergunto: qual trabalho? 
Os políticos estão fazendo uma boa corrupção, ou um bom governo? O título também é dúbio.
Leiam também: Brazilians: Our corrupt politicians are doing a great job!
Posted By Joshua Keating   Wednesday, September 22, 2010 - 11:40 AM
Aqui o autor escreve: Há, naturalmente, questões sérias na sociedade brasileira. Pobreza, educação, saúde, reforma agrária, drogas e violência  (...)
Muitos brasileiros hoje estão muito preocupados com as drogas e a violência; viver atrás de muros altos com a segurança do cara, mas eu digo a meus amigos brasileiros deste; "As drogas  e a violência roubam brasileiros do passado e do presente, mas a corrupção rouba o seu futuro".
Esse é um conceito muito difícil para eles entender realmente porque a corrupção está tão entranhada em toda a sociedade. (tradução on line)
A primeira  matéria também coloca: 70 por cento diz que a eleição de uma mulher seria uma coisa boa.
Também acho. Então, por que não eleger Marina?
Acorda Brasil

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Você poderá deixar aqui sua opinião. Após moderação, será publicada.

Contador de caracteres